segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Verde azul


Piscina do Lago Azul em Vilamoura: foi onde o meu irmão me ensinou a nadar. Clube Naval em São Miguel: foi onde o meu pai me ensinou a fazer apneia. Fonte da Telha: foi onde mergulhei pela primeira vez. Berlengas: é hoje em dia o meu local de eleição para mergulhar em Portugal. Mar Vermelho: é até hoje o meu ponto de referência como paraíso subaquático.

Lembro-me do "kit" de modelismo do navio do Jacques-Yves Cousteau. Do pequeno submarino amarelo. Dos calções vermelhos com a baleia azul à frente e do quanto odiava quando ela os tirava deixando-me nu. Das 4 latas de Coca-Cola no fundo da marina e de ir buscá-las sem máscara. De saltar da prancha de 5 metros de altura em Vale de Navio. De ter medo de tirar as braçadeiras. De ter tentado e falhado em fazer ski aquático. Dos passeios de barco até ao Bugio. Da mota de água em Castelo de Bode. De esperar sozinho no barco pelo meu pai. De me sentar na praia e perder-me no horizonte. Do Nazaré. Desde sempre e para sempre. Amo.

Já tínhamos falado uma vez sobre isso. Sobre ir "surfar" com ele e o resto da malta. Foi coisa que nunca experimentei e sempre tive curiosidade em experimentar. Porque tenho a certeza que vou adorar.

"Prepara-te para começares a levantar às sete da manhã para ir para a praia. Vais começar a surfar com ele não vais?!" - dizia ela.

Vou. Porque quero. Porque preciso. Porque sei que me vai fazer bem. Porque sei que vou gostar. Combinámos ir comprar um fato para mim esta semana. A prancha... bom, essa logo se vê. Mas já comecei a ver umas na "net". Se tudo correr como planeado... vou começar a "surfar" no próximo sábado.

"Não sei se vou sair hoje. Amanhã tenho de acordar cedo. Vou ter a minha segunda aula de surf!" - disse ela.

Será que isto se pega?

1 comentário:

Unknown disse...

Sim acredito que vaz gostar, pois gostas de tudo relacionado com mar... embora o surf seja mais esgotante.. mas o acordar cedo e ir para a praia (de verão ou de inverno).. ouvir o som do mar, e as pessoas a passear, e olhar/ouvir aquilo tudo, é super relaxante, pensas nisto, naquilo, olhas para a tua vida, imaginas a vida de todas as pessoas que ali estão.. simplesmente a passear... e acredito que estar sentado na prancha à espera daquela onda...e apanhá-la, surfá-la, seja divinal... mas não consigo... tenho medo das ondas... por isso prefiro, ficar sentada na areia a absorver tudo o que se passa à minha volta...

badge